No primeiro dia, ocorreu a conferência de abertura presidida pelos membros do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) da Cáritas Diocesana, do Crato-CE no pólo de atendimento da Secretaria de Trabalho e Ação Social. A palestra contou com um público grande, maior que o esperado, alunos da Escola de Formação Profissional Balbina Viana Arrais de Brejo Santo- CE, da Faculdade Anhanguera de Juazeiro do Norte-CE, a Escola Aristarco Cardoso, a Escola Nossa Senhora da Conceição em Porteiras-CE, além da Comunidade Quilombola dos Sousa e os cidadãos de Porteiras fizeram parte desta palestra. Com o tema: Memória e Afro-descendência, a palestra ocasionou em uma participação da maioria dos ouvintes que se faziam presente, além de proporcionar diversas discussões e apresentações de vídeos. Neste momento, aproveitando o evento, ocorreu o lançamento da cartilha “Caminhos: mapeando as comunidades negras e Quilombolas do Cariri cearense” sobre a valorização negra no Cariri, trabalho realizado pelo GRUNEC.
O evento contou também com uma visita à comunidade quilombola dos Souza, localizada na zona rural de Porteiras, no alto da Chapada do Araripe. Estudantes, professores e demais participantes conheceram a comunidade e dialogaram sobres as vivências e dificuldades presentes no lugar. Em seguida, e no mesmo dia, ocorreram visitas monitoradas a Casa de Memória de Porteiras (CMEP).
Naquele mesmo dia, os participantes puderam contar com a abertura de uma exposição temporária no museu sobre as comunidades negras rurais e quilombolas do Cariri cearense. Intitulada “Memória e Afro-descendência”, a exposição foi montada com iconografias do cotidiano das comunidades, o que elucidou suas práticas de luta, fé e trabalho.
A noite foi marcada por um momento cultural com uma roda de samba na Praça da Liberdade, dança esta que atraiu muitos curiosos e a atenção daqueles que passavam por ali, mostrando para os presentes um pouco da cultura que, até hoje, é tão mal vista pela maioria das pessoas.
No sábado, dia 21, a manhã, da 8h ás 11h, fora marcada pela realização de cinco oficinas, tendo como ministrantes destas o professor Ms. Cícero Joaquim dos Santos com a oficina intitulada “Museu, Memória e Ensino da História”, a professora Márcia Daniela Medina Artesanato com tecidos (fuxico), além do Gledson Alves Costa, cursando mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável na Universidade Federal do Ceará- UFC, com a oficina” Turismo Cultural e Desenvolvimento Regional”, “A Literatura, o Cinema e a Televisão: Construtores de Significados e Comportamentos” tendo o aluno Marcos Manoel Severiano, graduando em História na Universidade Regional do Cariri- URCA, como ministrante e por fim a “Confecção de Máscaras Infantis” organizada pelo REMOP (Retratores da Memória de Porteiras).
Nenhum comentário:
Postar um comentário